Você está atualmente visualizando conteúdo para:

International / PT

Alterar localização

Localização atual

Soluções de embalamento sustentáveis para fruta e legumes

09/01/2023 

MULTIVAC na Fruit Logistica em Berlim (pavilhão 2.1, stand A-10)

Wolfertschwenden, 9 de janeiro de 2023 – França indica o caminho: a partir de agora, a fruta e os legumes não podem ser mais comercializadas em embalagens de plástico. Para alimentos facilmente perecíveis como tomates, uvas ou feijão, esta lei entra em vigor a partir de meados de 2023, para brotos e frutos vermelhos a partir de meados de 2026. Por isso, a MULTIVAC vai apresentar na Fruit Logistica de 8 a 10 de fevereiro de 2023 principalmente os seus conceitos de embalagens sustentáveis.

Num stand com mais de 250 m2, a MULTIVAC vai apresentar soluções de embalamento sustentáveis para vários produtos frescos. A empresa espera um grande interesse dos visitantes em relação ao portfólio de produtos da MULTIVAC PaperBoard, bem como aos conceitos de embalamento que se caracterizam por uma elevada eficiência de material e capacidade de reciclagem e que, simultaneamente, garantem um maior prazo de validade dos alimentos.

Um dos produtos expostos no stand é o Traysealer T 305 e uma linha cujo elemento principal é o Traysealer TX 710 de alto desempenho. O T 305 compacto é a escolha ideal para entrar no embalamento de trays totalmente automático, assim como no embalamento de lotes mais pequenos. Por sua vez, o TX 710 foi concebido para lotes grandes e convence pela sua tecnologia de máquinas inovadora, sistema de sensores abrangente, um comando inteligente, como também uma elevadíssima segurança do processo. Deste modo, o Traysealer define padrões em termos de qualidade da embalagem e potências de ciclo constantemente altas. O tray em celulose é biodegradável e, assim, contribui para a sustentabilidade da solução. Além disso, na linha de embalamento está integrada uma etiquetadora BASELINE do tipo L 301. A solução de identificação rentável realiza a etiquetagem dos trays na parte superior, indicando os vários dados, assim como a data de validade. A integração da etiquetadora permite a automatização de muitas tarefas como, por exemplo, o carregamento do layout de impressão ou da definição dos parâmetros da etiquetadora. Estes dados podem ser diretamente memorizados nas receitas dos produtos do TX. A L 301 é controlada de forma segura e eficiente através do terminal de comando do Traysealer.

Com a etiquetadora com correia transportadora L 310 Top Wrap , apresentada na Fruit Logistica como modelo independente e flexível para produtos selecionados como tomates e frutos vermelhos, a MULTIVAC segue a nova tendência das embalagens seletivas em papel e cartão. Estas não substituem apenas gradualmente as anteriores cuvetes de plástico, como também as mangas de cartão recicláveis e intensivas em termos de material. Se a fruta ou os legumes não forem embalados em atmosfera protegida ou em vácuo hermético, as cuvetes podem ser seladas, de forma simples e atrativa, com etiquetas e simultaneamente identificadas. Com a variante apresentada em Berlim, é possível realizar os dois processos Top Wrap, isto é, etiquetagem em três lados, e Top Close, etiquetagem apenas no lado superior da embalagem. A elevada flexibilidade das etiquetas autocolantes relativamente à espessura do material e à moldagem permite oferecer inúmeras possibilidades de apresentação do produto. Assim, são possíveis pequenos furos que permitem visualizar os produtos ou zonas sem cola para evitar o contacto com o produto. As vantagens mais importantes da etiquetadora com corria transportadora **** são a identificação automática e altamente eficiente, a mudança rápida dos lotes e, por último, o conceito de embalamento e identificação atrativo que também agrada aos consumidores.

Para os visitantes da feira que também querem jogar pelo seguro em termos de identificação nos processos altamente automatizados, a MULTIVAC mostra com o sistema de inspeção ótico I 410 , uma solução de alto rendimento e integrável para controlar a qualidade com uma própria correia transportadora. Para isso, as embalagens são recebidas por um dispositivo de transporte ligado a montante ou alimentados manualmente. A expulsão também pode ser realizada de modo eletromotorizado, de forma a não necessitar de ar comprimido. O sistema é uma opção inteligente para, por exemplo, verificar a área de selagem em relação à contaminação durante o embalamento de alfaces. A seguir a um Traysealer e um sistema de etiquetagem, o I 410 pode ser utilizado para controlar as etiquetas e a impressão.

Para embalar produtos frescos em embalagens termoformadas, a MULTIVAC apresenta, a título de exemplo, a R 245 em ação. A R 245 é uma máquina termoformadora livremente configurável que disponibiliza uma vasta gama em opções de equipamento e que até consegue produzir embalagens de formas complexas com elevado rendimento.

Os produtos expostos na feira são completados com uma palestra de Christian Zimmermann (Project Manager Market Intelligence & Applications) na Tech Stage a 9 de fevereiro das 13.45 h às 14.30 h. O tema: Como é que as embalagens sustentáveis podem contribuir para reduzir o desperdício de alimentos? Ao seu lado estará Ronald Helmel, Business Development Manager MULTIVAC Marking & Inspection.


Tanja Böck

Tanja Böck

Public Relations Manager

Tel: +49 8334 601-0
Mail: press@multivac-group.com


Tanja Böck

Tanja Böck

Public Relations Manager

Tel: +49 8334 601-0
Mail: press@multivac-group.com